16/8/09

ESTEJA PRESENTE: ESSE É O SEU MELHOR PRESENTE!

Mesmo que o seu trabalho lhe exija demais, ele não pode servir de desculpas para você deixar de curtir as crianças da sua vida.

Sempre que se aproxima o Dia das Crianças e me perguntam se há algum tipo de brinquedo mais recomendável a dar aos filhos, imediatamente respondo: “Gente!” Os melhores brinquedos para uma criança são os pais — e outras crianças!

Eu entendo que você viva sob pressão no trabalho, mas essa realidade não pode servir como justificativa para não curtir seus filhos ao chegar em casa. Certamente as mães de hoje não têm mais a mesma disponibilidade de ficar o dia inteiro com os filhos como no passado. Hoje muitas mulheres trabalham fora e exercem uma série de atividades. Pais e mães, ao chegar em casa, precisam encontrar energia para curtir os filhos. Isso tem de ficar muito claro: filho não é obrigação! Aproveitar esses momentos de encontro é uma forma de recarregar as baterias e cumprir um papel que cabe exclusivamente aos pais.

Muitas pessoas admitem que se sentem culpadas por não ter tempo de curtir os filhos porque precisam trabalhar muito. O mais triste dessa história, porém, não é quando você está longe de casa. Duro mesmo é voltar, dar um beijo formal na turma e sentar-se no sofá para ver televisão ou ler o jornal. Aí, sim, as coisas ficam péssimas. Nesse momento, você mostra para a sua filha que ela vale menos que um programa de televisão, você mostra a seu filho que ele é menos importante que um jornal. Triste é destruir a auto-estima deles.

Existem pais que dão muitos brinquedos aos filhos para que eles fiquem distraídos e não interrompam suas ocupações. Outros os enchem de brinquedos na esperança de demonstrar amor. Os filhos passam a amar os brinquedos e não valorizam as pessoas. Compare uma criança manuseando sozinha o controle remoto de um robô cheio de luzes com outra aprendendo a fazer uma simples pipa com o pai. Qual das duas é mais feliz?

A presença dos pais pode transformar a pracinha do bairro num parque de diversões, assim como a companhia de amiguinhos tem o poder de converter o beliche do apartamento numa cabana construída no meio da floresta. A criatividade é um grande tempero não só em relação a brinquedos e brincadeiras, mas em todos os aspectos da vida.

Gente precisa de gente por perto.

Isso não quer dizer, porém, que os brinquedos sejam nocivos ou desnecessários. Pelo contrário, exercitam a criatividade e ajudam a criança a entender o mundo dos adultos.

Algumas vezes, contudo, nossos filhos passam a impressão de que só se sentem amados quando ganham presentes. Isso geralmente acontece quando os pais não têm critérios claros para presentear os filhos ou só demonstram seu amor através de agrados materiais. Muitas vezes o filho não quer sair com a mãe para passear e o pai, tentando convencê-lo, diz: “Vá com sua mãe que ela vai comprar um brinquedo para você...”.

Essas crianças aprendem que o brinquedo é mais importante do que a companhia dos pais... Quando crescem, podem comprar todos os brinquedos que quiserem, mas não encontram motivos para curtir a presença dos pais.
Tenha bem claro: aproveite para brincar com seu filho agora. Nem que seja por dez minutos, de manhã, antes de sair para o trabalho. Tenho certeza de que seu dia será mais colorido.

Quando estiver trabalhando, dê 110% de sua energia. Mas, quando estiver em casa, curta as suas crianças, as pessoas que você ama. Esse é o melhor presente que você pode dar a elas.

(Roberto Shinyashiki)

No hay comentarios:

Publicar un comentario